.

.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

E A CIÊNCIA SE MULTIPLICARÁ: NANOTECNOLOGIA NA BIOLOGIA - TRATAMENTO MAIS SEGURO PARA O CANCER



sempre um risco de resultados imprevistos com novas invenções — por exemplo, o cenário «gray goo» de que se tenta não falar muito, no National Laboratory, em Los Alamos, conhecido como berço da bomba atômica. Los Alamos é líder em nanotecnologia, que procura criar máquinas de nanoescala (um bilionésimo de metro) concebidas para terem um comportamento semelhante ao dos ribossomas nas cé­lulas do nosso corpo, unindo estruturas complexas tais como proteí­nas, a partir de compostos mais simples como o nitrogênio, um componente chave. Nanotecnólogos descobriram que, em circunstâncias corretas, os átomos de certos elementos se reúnem a si próprios em complexas estruturas; átomos de germânio, como as claques de fute­bol de futebol americano, treparão uns sobre os outros para formar uma pirâmide, desa­fiando a tendência natural da maioria dos átomos e da maior parte dos que não pertencem às claques para ceder à gravidade e perma­necer no solo. Esta propriedade de autojunção mostra-se bastante conveniente para todos os tipos de objetivo em nanoescala, desde criar chips de computador ultrapoderosos, até bactérias que criam maquinismos infinitesimais injectáveis na corrente sanguínea para destruir cancros ou infecções.

E se as apetências das nanomáquinas se descontrolassem?

gray goo um reprodutor continuo

O re­sultado seria gray goo, um termo inventado pelo pioneiro da nanotecnologia Eric Drexler, em Engines of Creation. Gray goo é uma nanossubstância hipotética que se reproduz continuamente até des­truir todo o carbono, hidrogênio e qualquer outro elemento pelo qual sinta forte apetência e se tenha espalhado pela face da Terra. Imagine-se as peças de uma caixa de brinquedos, cuidadosamente colocada no tapete apropriado, juntando-se para formar um robô. Fantástico. Ima­gine-se agora esse processo todo baralhado, o robô da caixa de brinquedo n° 1 a fazer o n.° 2 e depois estes dois a fazerem mais dois e esses quatro a fazerem mais quatro, com os números duplicando-se aos milhares, milhões, milhares de milhões, num processo constante até que a matéria-prima mundial estivesse completamente consumida.

Segundo Drexler, as nanomáquinas poderiam esvaziar a Terra em menos de dois dias. A boa notícia é que alguma coisa surgiria para destruir o gray goo. A má notícia, claro, é que haveria então gray goos devoradores desconhecidos com os quais teríamos de lidar.

Salvar o mundo. Destruir o mundo. São ambições bastante pa­recidas — ou seja, prova sem sombra de dúvida a afirmação absurda de que a vida está dividida em duas metades: nós mesmos e o resto do Universo.

Strangelets, pode criar um buracos negros
Strangelets, buracos negros, equipando a Terra. Priobots infes­tando o nosso cérebro. Gray goo engolindo a Vida tal como a co­nhecemos. Uma forma demasiado estranha para fazer perder o sono, mas um homem pode sempre sonhar. Na escola, penei para me apoderar dos planos dos Marcianos para roubar o meu cérebro. O que se tem de valor deve estar seguro para o bem de todas as pessoas decentes. E sabe-se lá o mal que poderia ter-se espalhado se eu ti­vésse conseguido apropriar dos planos dos marcianos e pôr a funcionar este esmagador de átomos?

Este é um esmagador de átomos, ou um Vulcan
Escusado será dizer que o Vulcan, se o tivéssemos conseguido construir e pôr a trabalhar, não teria sido lucrativo. Mas não é nada comparado com a jóia do nosso ego, tão rico que podemos entrar em coma sem querer. Salvar o mundo de se envenenar, o planeta e as pessoas. Isso é que é digno de tributo.

Enfim estamos conjeturando algo que hoje é real e não um simples sonho de criança em apropriar dos planos dos marcianos e pôr a funcionar este esmagador de átomos.

A nanotecnologia molecular terá um grande impacto no campo da medicina em geral.

Dada a complexidade do mundo da medicina, tardarão em evidenciar-se todos os benefícios da nanotecnología nesse campo.

No entanto, alguns destes chegarão de forma imediata.





As ferramentas de investigação e a prática da medicina serão menos dispendiosas e mais potentes. Contaremos com sistemas de investigação e diagnóstico mais eficazes, o que permitirá uma capacidade de resposta mais rápida perante novas doenças.

Uma quantidade de pequenos sensores, computadores, e diversos aparelhos de custo reduzido permitirão um controlo contínuo na saúde dos pacientes, assim como também, no tratamento automático. Além disso, será possível a existência de diversos tipos e novos de tratamentos.

Desta forma, enquanto os custos de medicina descem e o tratamento de doenças se torna mais seguro, muitas mais pessoas em todo o mundo poderão beneficiar desses avanços.

Graças à nanotecnologia na biologia, já existem avanços em tratamentos pioneiros que por meio de nano aparelhos, é possível identificar tumores cancerígenos em fases bem iniciais, muito antes que se fossem identificados nos métodos tradicionais. Além disso, os nano aparelhos identificam as células malignas com precisão, o que aumenta a eficácia dos tratamentos.

Mas, os cientistas prometem avançar nas pesquisas, pois estão dispostos a obter por meio da nanotecnologia, diagnósticos mais precisos sobre a doença, para que se transforme em um dos pilares principais na sua prevenção, identificação e tratamento.
 
Além disso, outro importante e revolucionário projeto, o do Genoma Humano, ajuda os estudiosos a conhecerem cada vez mais sobre como a doença se desenvolve, ajudando a criar novas formas de combater a base das moléculas do câncer.
Nanotecnologia.

Vale lembrar de que até o momento, os cientistas não contavam com recursos tecnológicos que fossem eficientes para converter as descobertas moleculares em ações de combate à doença. É nesse nicho que a nanotecnologia na biologia se encaixa, isso porque por meio dela pode-se descobrir ferramentas e recursos para que possam prevenir, diagnosticar e tratar do câncer de uma maneira mais eficiente, bem como atuar de forma preventiva.

 

Além disso, não somente no combate ao câncer que a nanotecnologia na biologia pode atuar. Com o seu aprimoramento, é possível unir a nanotecnologia na biologia nas próteses e implantes, deixando-os com menor risco de rejeição, já que as próteses com esse recurso levam o organismo a entender de que se trata de um material biológico, e não um item estranho, evitando que crie defesa nesses locais, o que leva à rejeição.

O FILÓSOFO 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR