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segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FILOSOFANDO: INTRODUZINDO A FILOSOFIA...




A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.
                           (Merleau-Ponty)

Por que filosofia?

A inclusão do curso de filosofia no currículo das escolas de 2º grau e nas séries iniciais do 3º grau talvez leve algumas pessoas a considerarem que só os alunos de ciências humanas deveriam se ocupar com seu estudo, e não os futuros INTERNAUTAS, NAVEGANTES, engenheiros, médicos, comerciantes, técnicos e profissionais da área de ciências exatas e biológicas.

 Ao contrário, defendemos a idéia de que a iniciação filosófica não só é necessária como também deveria ser obrigatória do ponto de vista pedagógico, por ser muito importante para a formação integral de todos os seres humanos incluindo os alunos é claro.


Porque, ao estimular a elaboração do pensamento abstrato, a filosofia ajuda a promover a passagem do mundo não real para o mundo real, do mundo infantil para o mundo adulto.

 Se a condição do amadurecimento está na conquista da autonomia no  pensar e no agir, muitos adultos permanecem infantilizados quando não exercitam desde cedo o olhar crítico sobre si mesmos e sobre o  mundo.

O aprendizado da filosofia é essencial porque não se pode pensar em nenhum homem que não seja solicitado a refletir e agir. Isso significa que todo homem tem (ou deveria ter) uma concepção de mundo, uma linha de conduta moral e política, e deveria atuar no sentido de manter ou modificar as maneiras de pensar e agir do seu tempo.


A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência critica, pela qual a experiência vivida é transformada em experiência compreendida, isto é, em um saber a respeito dessa experiência.

Em última análise, cabe à filosofia fazer a crítica da cultura.

Só assim será possível desvelar as formas de dominação que se ocultam sob o convencionalismo, a alienação e a ideologia.

No entanto, bem sabemos que uma das características dos Estados autoritários é impedir o ensino da filosofia e silenciar a crítica dos pensadores, a fim de garantir a obediência passiva dos cidadãos.


Isso já aconteceu no Brasil quando, a partir de 1971, o ensino de filosofia desapareceu das escolas de 2º grau e os  cursos de filosofia do 3º grau se esvaziaram a ponto de algumas faculdades terem cogitado a sua extinção.

Por isso, qualquer que seja a atividade profissional futura ou projeto de vida, enquanto pessoa e cidadão, o navegante, leitor, aluno precisa da reflexão filosófica para o alargamento da consciência crítica, para o exercício da capacidade Humana de se interrogar e para a participação mais ativa na comunidade em que vive.

“Honrar um pensador não é elogiá-lo, nem mesmo interpretá-lo, mas discutir sua obra, mantendo-o, dessa forma, vivo, e demonstrando, em ato, que ele desafia o tempo e mantém sua relevância”.
                          (Cornelius Castoriadis)


O FILÓSOFO

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