.

.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

VOCÊ FOI TESTEMUNHA OCULAR... TUDO PODE VIRAR NOTÍCIA





O jornalismo cidadão já entrou para nosso cotidiano, mesmo que a gente não saiba que ele leva esse nome. Ele fica bem visível quando há um fato de repercussão internacional, como foram os atentados a bomba no metrô e em um ônibus em Londres, em julho de 2005, ou os ataques com míssil dos Palestinos contra Israel.

Todos os veículos tradicionais – TV, rádio, jornais, revistas mostraram o material produzido pelas testemunhas, pessoas que não são jornalistas e produziram notícia naquele momento.

De uma forma muito simplificada, pode-se dizer que você se transforma em um cidadão jornalista quando toma a iniciativa de divulgar uma informação. Tudo pode virar notícia: de reunião com amigos a enchente. Sempre haverá um público interessado no que você produzir, mesmo que seja um número reduzido de pessoas.


Assuntos que interessam apenas a públicos específicos, aliás, combinam muito com o jornalismo cidadão, já que a mídia de massa provavelmente não vai abordá-los.

Assim como os ataques dos Palestinos contra Israel, você também pode criar e divulgar uma notícia quando um fato que interessa a outras pessoas surge diante de seus olhos. 

A internet é uma grande aliada na divulgação do material que você produzir ou captar. Com uma câmera ou um celular na mão, publique suas imagens no blog, http://folhasdecampomaior.blogspot.com, ou em um flogs ou vlogs. Se quiser escrever, opinar, reclamar, o que for, coloque seu texto em nosso blog, ou num fórum, numa comunidade.


Quando surgir a oportunidade de gravar uma entrevista ou palestra, compartilhe o que foi dito com outras pessoas, distribuindo o áudio por meio de um podcast.

Participe de um site wiki, que permite a qualquer pessoa editar o conteúdo. Há diversas formas de interagir. Estamos aguardando você na: 

 rádio cidades online na freqüência 96.9 

ou no Folhas de Campo Maior, participe seja um “Jornalista Cidadão”.

O FILÓSOFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR DEIXAR UM COMENTÁRIO PARA O FOLHAS DE CAMPO MAIOR